O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (19) investimentos de R$ 6 bilhões na reestruturação da malha ferroviária de São Paulo. Segundo o estado, a Malha Paulista forma junto com a Malha Norte o principal corredor de exportação do agronegócio brasileiro. Essas duas malhas conectam a cadeia produtiva do Centro-Oeste do País ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
O anúncio faz parte do Retomada 21/22, plano anunciado dia 16 de outubro para impulsionar a economia do estado. Segundo afirma o governo, a modernização vai gerar 134 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão. Parte das obras deverá ser concluída nos seis primeiros anos e proporcionará a expansão de capacidade da ferrovia de 35 milhões para 75 milhões de toneladas por ano, segundo garante o governo estadual.
Conforme relatado pelo governador, o empreendimento será realizado pelo Grupo Rumo Logística e os investimentos na nova malha ferroviária vão atender 72 municípios paulistas, entre as cidades, está Cubatão. Ao todo, o governo afirma que cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas com mais segurança viária.
Com os investimentos anunciados em São Paulo, o governo estadual explica que serão recuperados dois ramais desativados: Colômbia-Pradópolis (185,6 km) e Panorama-Bauru (369,1 km), que cortam o estado em direção ao Porto de Santos. No primeiro caso, o ramal passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos; no segundo, atravessa cidades como Bauru e Dracena.
A Malha Paulista é responsável pelo transporte de soja, farelo de soja, milho, açúcar, combustíveis, fertilizantes, celulose, minérios e contêineres. Sobre a transportação desses produtos, o estado explica que o trem é a opção mais sustentável em longas distâncias. Enquanto um trem com 100 vagões emite 15,82 g de CO2/eq tonelada quilômetro útil (TKU), um caminhão emite 100 g. São necessários 357 caminhões para substituir um trem com o número de vagões citado.
Obras
De acordo com o estado, estão previstas duplicações e reativações de trechos, ampliação de pátios, modernização da via e melhora na mobilidade nas cidades cortadas pela ferrovia (contornos ferroviários, viadutos, passarelas). A modernização tem como objetivo gerar mais segurança e eficiência operacional, maior capacidade para o sistema ferroviário, redução no tempo de trânsito das composições e redução do custo operacional.
O governo também afirma que os investimentos eliminarão os conflitos entre ferrovia e zonas urbanas em 32 municípios do estado, entre eles Cubatão.