Histórias de Santos

Durante a II Guerra Mundial, no dia 7 de Dezembro de 1939, entrou no porto de Santos, o navio de passageiros alemão, chamado WINDHUK, que estava na África, e não podia retornar para a Alemanha devido ao bloqueio naval da Marinha Inglesa na Europa.

Os passageiros desceram na África , mas os tripulantes alemães não puderam descer. Então eles resolveram disfarçar o navio, como se fosse um navio japonês, com o nome de Santos Maru, e entraram no porto de Santos. Quando atracaram foram descobertos e o navio foi aprisionado pela Marinha do Brasil. Os tripulantes alemães foram enviados para a Casa dos Imigrantes.

Em 1942, quando o Brasil declarou guerra às tropas do eixo, os imigrantes foram encaminhados a um Campo de Concentração em Pindamonhangaba, onde ficaram até o fim da guerra. Depois , foram libertados, mas não quiseram voltar para a Alemanha, que estava destruída. A maioria foi principalmente para Campos de Jordão.

Alguns ex-tripulantes cozinheiros do navio, fundaram depois um restaurante em São Paulo, chamado Windhuk, que todo ano fazia uma festa no dia 7 de Dezembro, reunindo os ex-tripulantes do navio e os seus descendentes.

E um outro tripulante, chamado Karl Heinz ficou em Santos e abriu um bar com o nome…Heinz!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe sua mensagem!